fevereiro 28, 2005

Tá chegando a hora

Ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora...

Pois é, amanhã já é Março e eu viajo na próxima semana. Dá um frio na barriga tão grande, mas tão grande, que não sei nem como explicar!!!

No momento, estou às voltas com aluguel de carro. Ô negócio caro, viu? Pois além do aluguel em si + taxas, deve-se pagar um seguro. E o seguro sai quase o mesmo preço do aluguel diário. E por 1 mês inteiro, então, nem se fala, muita grana. Estamos cotando com várias operadoras e vamos optar pela mais barata. Alguém tem alguma sugestão?

Já comecei minhas aulas de francês, está sendo ótimo para praticar um pouquinho e não chegar totalmente enferrujada. Filmes e TV a cabo, só em inglês. E parei de fazer espanhol, senão minha cabeça ia começar a dar nó. Aliás, vivo respondendo "si" na aula de francês, quando deveria responder "oui". Enfim...

As passagens já estão em mãos, os casacos já estão do lado de fora do armário para que peguem um pouco de ar e as últimas verificações estão sendo feitas.

Também estou deixando uma procuração registrada em cartório para os meus pais poderem assinar tudo por mim enquanto estiver no Canada. Isso é essencial para poder ter uma tranquilidade no Canada. Esta dica, inclusive, está no livro Bye Bye Brazil.

O dia já vem raiando, meu bem, e eu tenho que ir embora...

fevereiro 22, 2005

Preparativos

Estamos nos preparando para a nossa viagem: roupas (comprei uma bota forrada de pelos em comemoração ao meu visto - ebaaaaaaaaaaaaaaaaaa), passagens, contatos para fazer, lugares para visitar, enfim, de tudo um pouco para a temporada que ficarmos em Toronto.

Também voltei a fazer aulas de francês. Vou fazer um intensivão, para voltar a falar, pois estou muito enferrujada. Uma vergonha, depois de tantos anos de Aliança Francesa...

Neste domingo, tivemos o Blog in Rio III, desta vez foi um churrasco na casa da Franci e do Carlos (e do Igor, lógico). A Marcelle e o Paulo também estiveram presentes com o Theo e convidamos um casal de amigos que também está praticamente de malas prontas para o Canada, o Benny e a Lu.

Foi ótimo, a Franci levou uma série de revistas da temporada que passou no Canada (adorei ver o catálogo da Ikea) e conversamos sobre tudo o que pudemos! Foi ótimo, o tempo estava super agradável e o churrasco, uma delícia. Paulo e Carlos estão de parabéns!!!

Ah, sim, o nosso churrasco teve direito a banana salpicada de açúcar e canela com sorvete de creme de sobremesa, o que, segundo a Franci, é tradição de carioca. Baiano não mistura churrasco com banana. Vê se pode? É a melhor parte do churrasco... :)

Aí vão as fotos:


Theo, eu e Franci


Lu, Benny e Paulo


Carlos, eu e Theo tirando fotos - nem o Igor, nem a Marcelle e nem o meu marido apareceram nas fotos... :(

Agora, estou me preparando para o encontro de blogueiros em Toronto em Março, organizado pelo Gean. Vê lá o que vocês vão organizar, hein Gean e turma de Toronto, que já tô ficando mal acostumada com esses super encontros de blogueiros! hehehe

fevereiro 20, 2005

Chegou!!!!!!!!!

Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!! Chegou o nosso visto!!!!!!!!!!!!! Nossos passaportes chegaram neste sábado, dentro de um envelope grande pardo, juntamente com uma papelada que precisaremos para chegar no país. No total, nosso processo durou 7 meses e 12 dias, pois demos entrada na papelada em 7/07/04 e o visto chegou em 19/02/05.

Estamos muito felizes, mas agora, confesso, o frio na barriga aumenta a cada dia. Vamos em meados de março, mas ainda de férias, para conhecer melhor a cidade e termos noção de tudo o que iremos enfrentar quando formos em definitivo.

E então, se tudo der certo nas férias, voltamos para o Brasil, arrumamos a mudança e vamos de vez.

Está chegando cada vez mais perto e nossos sentimentos se misturam: ansiedade, euforia, tensão, stress, medo, angústia. Uma loucura! Só quem já passou por isso pode entender a confusão que se passa nas nossas cabeças.

Bem, realmente esperamos que tudo dê certo. Queria aproveitar para agradecer o suporte de todos os que deixam recadinhos por aqui, os que estão no Brasil com (ou sem) planos de ir e os que já estão no Canada.

Turma de Toronto: em breve estaremos por aí e vamos participar do encontro que vcs estão promovendo em Março, viram?

fevereiro 14, 2005

Validação de diplomas - nova saga

Vocês se lembram da saga que foi tentar validar os meus diplomas, certo? Tentei com uma instituição, depois com a outra e nada do meu MBA ser reconhecido.

Pois bem, agora, quem está passando pelo processo é o meu marido. O processo dele, entretanto, é 1.000.000 de vezes mais complicado que o meu. Por que? Porque ele é engenheiro, profissão que é regulamentada no Canada e que exige uma série de procedimentos.

Para isso, vejam a saga em suas etapas:
1) Fazer tradução juramentada de todos os diplomas e históricos escolares.
2) Pegar a ementa completa de todas as disciplinas cursadas na faculdade e traduzir tudo para inglês (esta tradução não precisa ser juramentada).
3) Validar os diplomas perante o órgão de engenharia federal do Canada, o CCPE.
4) Entrar com um processo de validação de diplomas perante o PEO, órgão de engenharia da província de Ontario. Para entrar com este processo, deve-se preencher uma série de formulários, além de ter que se fazer um dossiê completo contando com detalhes as experiências / projetos profissionais em cada empresa por que passou, inclusive mostrando conceitos de engenharia aplicados no trabalho.
5) Depois de tudo isso feito, ele precisará comprovar para uma banca os anos de experiência que teve no Brasil e ainda...
6) Trabalhar durante 1 ano sob a supervisão de um P. Eng. (Professional Engineer), devidamente regulamentado pelo sistema canadense. Não serve qualquer um que trabalhe na área de engenharia, não, precisa ser um P. Eng. que possua o "CREA" canadense.

Fala sério!!!! Acho que é mais difícil validar o diploma de engenheiro do que passar pelo processo de imigração, mas vamos ser persistentes e ele conseguirá esta licença de engenheiro, tenho certeza.

A seguir cenas...

Ah, sim, estamos pretendendo chegar em Toronto em meados de Março. Mais detalhes no próximo post.

fevereiro 13, 2005

Quase no fim

Finalmente!!!!! Recebemos a carta do Consulado solicitando o pagamento da última taxa e envio dos passaportes.

Vamos mandar os passaportes amanhã e esperamos recebê-los de volta com os vistos no final desta semana.

Um conselho para os que ainda estão passando pelo processo: é importante acompanhar outras pessoas que tenham dado entrada no processo na mesma época que vocês. Fizemos isso com a Franci e o Carlos e com um outro casal de Brasília e ficamos acompanhando cada etapa.

Sabíamos que quando eles recebessem algum documento, os nossos estariam próximos. É a melhor forma de segurar a ansiedade.

Nosso processo já está levando um pouco mais de 7 meses, pois demos entrada no dia 7/07/04.

Nesse final de semana, teve a festa da Branca de Neve, minha sobrinha Laurinha que fez 2 aninhos. Olhem só que coisa mais fofa!!!


A Branca de Neve...


E os seus anõezinhos.


Ainda falta descobrir como vou viver sem essas crianças no Canada...

fevereiro 04, 2005

News

Voltei!!!!
Agora sim, já posso usar o computador, sou outra pessoa. heheheehe

Bem, deu tudo certo na cirurgia, agora estou me recuperando em casa. Para quem não conhece esta cirurgia, o desvio de septo nasal é uma das causas mais comuns de obstrução nasal, e a solução geralmente é cirúrgica.

O septo nasal é a estrutura que divide o nariz em duas narinas. É formado por ossos e cartilagem.

O septo precisa estar reto para que o ar passe corretamente pelas narinas. No meu caso, estava completamente inclinado para a direita, o que praticamente impedia que uma das minhas narinas funcionasse corretamente. Chegava, inclusive, a encostar em uma das paredes do nariz, formando um esporão. Por tudo isso, tive que operar.

Agora, estou na fase de recuperação. Ainda não sei como é respirar com 100% de funcionamento, pois o meu nariz ainda está entupido, mas o que sei é que há 1 semana não espirro. Não é o máximo???

Quem é muito alérgico entende bem o motivo da minha felicidade...