setembro 03, 2004

Por onde começar o processo de imigração? - parte II

Na prática, começamos o processo do Canada da seguinte forma:

1) Verificamos se tínhamos pontos suficientes para dar entrada no processo como "skilled workers", através do teste disponível no site oficial do Governo do Canada (este site oficial deve ser lido e relido, pois praticamente todas as informações estão lá).


  • Sim, tínhamos os pontos, precisávamos então fazer os testes para comprovação da habilidade de se falar as línguas oficiais do Canada: inglês e francês (se vc só souber uma ou outra, não tem problema, desde que complete os pontos mínimos do teste acima)

2) Prova de inglês: o Ielts


  • Compramos o material, estudamos, nos preparamos e fizemos a prova, que consiste em Reading, Speaking, Listening e Writing. A prova tem seus macetes, como qualquer outra e um tempo bastante corrido, por isso é muito importante treinar em provas antigas antes de fazê-la.

3) Prova de francês: o TEF


  • Também comprei o material, estudei e me preparei para a prova, que tinha uma parte de múltipla escolha (Compréhension écrite, Compréhension orale, Lexique et structure), uma parte discursiva (Expression écrite) e outra oral (Expression orale).
  • Aqui também o tempo é corrido e não se deve chutar nenhuma questão que não se tenha certeza da resposta, pois as respostas erradas são penalizadas. É preferível deixar em branco essas questões.
4) Preencher os formulários da imigração e juntar todos os documentos necessários para dar entrada no processo. É uma pilha de documentos, dando provas evidentes de tudo o que se está dizendo no processo:

5) Tirar as dúvidas com o próprio Consulado do Canada em São Paulo e olhar as mensagens antigas do Yahoo Groups, onde certamente várias das suas dúvidas já foram respondidas.

E então, vai encarar?