setembro 22, 2004

Bye Bye Brasil

Na semana passada, li um livro recomendado no Yahoo Groups, chamado Bye Bye Brasil. Trata-se de uma família de brasileiros (de Salvador) que imigrou para o Canada há 3 anos.

O livro é muito interessante, e mostra exatamente o que eles passaram, desde a época que ainda estavam no Brasil e tomaram a decisão. Tive um sentimento que passarei pelas mesmas coisas que eles, fiquei imaginando que estarei escrevendo uma história bastante parecida daqui a 3 anos.

Eles contam sobre o processo de encontrar trabalho no Canadá, sobre a adaptação do filho na escola, sobre a dificuldade da língua que o marido da autora teve nos primeiros dias de trabalho (mesmo tendo feito mestrado na Inglaterra), sobre o contato com a família no Brasil e como foram se adaptando às diferenças.

Mostra o passo-a-passo do processo de imigração (alguns dados ainda são antigos, não refletem a mudança recente do processo) e dá a dica de vários sites para pesquisar informações na internet, desde sites com informações sobre o processo propriamente dito, até sites de lojas de móveis, como referência para comprar quando chegar no Canadá.

Eles também apresentam uma tabela com os gastos iniciais, um modelo de procuração para se deixar no Brasil, enfim, é um guia para quem está querendo imigrar e um relato muito interessante para quem já imigrou. A Luly também falou deste livro no blog dela.

Muuuuito legal, com várias dicas e esclarecimentos. Recomendo!