janeiro 30, 2006

Carteira de motorista e seguro

Decidi preparar este post para dividir com quem esta chegando o que aprendemos por aqui sobre carteira de motorista e seguro de automovel.

O ideal quando se chega no pais e tirar a carteira G o mais rapido possivel. Existem 3 variacoes de carteira: G1, G2 e G. A carteira G e mais completa. Assim que chegamos, o Eduardo passou por todas as etapas e tirou logo a G.

Eu demorei um tempao para fazer as provas e so fui tirar a G na semana passada. Alias, nem acredito que passei na prova!!!!! Se alguem precisar de um professor, recomendo o meu, Alexandre, que e brasileiro e da uma aula nota 10. Ele, inclusive, ensina examinadores a avaliar pessoas que fazem os testes. Se alguem quiser, e so me pedir o telefone.

Por que a G e importante? Quando se contrata um seguro, a seguradora sempre pergunta ha tempo tempo voce tem a carteira G. Quanto menos tempo, mais caro o seguro e. Por isso, o imigrante sofre quando compra um carro aqui no Canada, independente de ser novo ou usado.

O seguro de carro para o imigrante custa uma fortuna, no minimo $300.00 por mes, podendo chegar a $500.00 por mes. UM ROUBO!!!!! Quando compramos o nosso segundo carro, achavamos que o seguro seria reduzido, ja que agora teriamos 2 carros e nada mais justo do que um desconto, nao acham? Que nada!!! O seguro do segundo carro sairia ainda mais caro que o do primeiro! E o cumulo...


Esse e o nosso novo carrinho. Nao e fofinho?

Descobrimos, entretanto, uma seguradora que supostamente aceitaria uma carta que trouxemos da nossa seguradora do Brasil informando que tinhamos mais de 6 anos de direcao no Brasil sem acidentes, com o numero da apolice e mais uma serie de informacoes para comprovar o nosso historico de direcao no Brasil.

Nao tivemos duvidas. Entramos em contato com esta seguradora canadense, mandamos as nossas carteiras do Brasil traduzidas, copias das carteiras daqui, as cartas da seguradora do Brasil e um relatorio emitido pelo Ministerio de Transportes daqui, em que consta a informacao do ano em que tiramos a carteira no Brasil.

Felizmente, a seguradora aceitou a nossa documentacao e fomos classificados em 6 estrelas (o maximo sao 7 - ate entao nossa classificacao era 1 estrela) e o seguro do novo carro foi reduzido a metade, em comparacao com a cotacao das outras seguradoras!!!

Quem tiver interesse no nome e telefone da seguradora, assim como o modelo de carta emitido pela seguradora do Brasil, basta pedir!