setembro 30, 2004

Vou pegar o primeiro avião...

Vou contar o que aconteceu comigo hoje: tinha que ir a SP trabalhar, fui para o Santos Dumont e apresentei meu e-ticket e meu documento de identidade.

Para a minha surpresa, a mocinha do balcão da cia. aérea não emitiu a passagem, pois o meu documento não era original, estava APENAS com a cópia autenticada da minha carteira de motorista, CPF, identidade, além da original da carteira de estudante, crachá da empresa, cartão de crédito, talão de cheque. Mas, na visão do DAC (Departamento de Aviação Civil), não estava com o documento certo para viajar.

Lógico que armei um pequeno barraco no balcão e chamei a supervisora da mocinha da cia. aérea, que me contou o mesmo blá-blá-blá. Não satisfeita, fui na salinha do DAC reclamar do que tinha ocorrido, o senhor que me atendeu falou que era uma lei e que eu só poderia viajar se a Polícia Federal liberasse.

Vou repetir: tinha a cópia AUTENTICADA EM CARTÓRIO de TODOS os documentos (ID, CPF e carteira de motorista), além da original da carteira de estudante, crachá, cheques, cartões de crédito,...

Alguém me explica (versão 1): Para que serve a autenticação em cartório de um documento, senão para comprovar que é cópia legítima do documento original? Eu moro no Rio de Janeiro, a última coisa que quero é ter a minha carteira com meus documentos originais roubados.

Bem, lá fui eu para a salinha da Polícia Federal. Me contaram de novo a história da lei e disseram que ATÉ poderiam dar um jeitinho e me deixar viajar, mas que dificilmente poderia voltar de São Paulo, pois fariam a mesma exigência lá, sendo que a Polícia Federal de lá nem atende clientes na salinha com problema na documentação(!).

Alguém me explica (versão 2): Se a Polícia é Federal, não deveria ter autonomia de determinar uma regra (ou uma exceção à regra) que seja respeitada em todo o país? Se pode autorizar a minha ida, não pode autorizar a minha volta? Nunca vi órgão federal com competência estadual!

Portanto, chegando em SP, deveria pedir para alguém me enviar por Sedex a minha carteira de identidade original. Como eu iria e voltaria no mesmo dia, achei que isso iria dar errado, lógico, e eu acabaria tendo que dormir em SP ou até passar o final de semana por lá, caso o documento não chegasse a tempo.

Enfim, desisti de tudo e peguei um taxi para o meu trabalho. Na semana que vem, levo os documentos originais.

Odeio burocracia com todas as forças do universo!