outubro 21, 2004

Halloween

O Dia das Bruxas surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano-Novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material.
Lendas e contos revelam que os mortos no ano anterior regressam e se encarnam nos vivos para dar uma voltinha pelo mundo terreno.

Naturalmente, os que estavam vivos não queriam ser possuidos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos para possuí-los.

O costume do Halloween foi trazido para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses.
A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou gostosuras.

Bem que o Halloween poderia ser comemorado nas ruas do Brasil, não só nas festas que são promovidas nesta época do ano.
Mas, pensando bem, você deixaria o seu filho sair à noite pelas ruas batendo nas portas de estranhos, pedindo "gostosuras ou travessuras"? Até parece!
Não vejo a hora de poder comemorar o Halloween quando chegar no Canadá...