fevereiro 14, 2005

Validação de diplomas - nova saga

Vocês se lembram da saga que foi tentar validar os meus diplomas, certo? Tentei com uma instituição, depois com a outra e nada do meu MBA ser reconhecido.

Pois bem, agora, quem está passando pelo processo é o meu marido. O processo dele, entretanto, é 1.000.000 de vezes mais complicado que o meu. Por que? Porque ele é engenheiro, profissão que é regulamentada no Canada e que exige uma série de procedimentos.

Para isso, vejam a saga em suas etapas:
1) Fazer tradução juramentada de todos os diplomas e históricos escolares.
2) Pegar a ementa completa de todas as disciplinas cursadas na faculdade e traduzir tudo para inglês (esta tradução não precisa ser juramentada).
3) Validar os diplomas perante o órgão de engenharia federal do Canada, o CCPE.
4) Entrar com um processo de validação de diplomas perante o PEO, órgão de engenharia da província de Ontario. Para entrar com este processo, deve-se preencher uma série de formulários, além de ter que se fazer um dossiê completo contando com detalhes as experiências / projetos profissionais em cada empresa por que passou, inclusive mostrando conceitos de engenharia aplicados no trabalho.
5) Depois de tudo isso feito, ele precisará comprovar para uma banca os anos de experiência que teve no Brasil e ainda...
6) Trabalhar durante 1 ano sob a supervisão de um P. Eng. (Professional Engineer), devidamente regulamentado pelo sistema canadense. Não serve qualquer um que trabalhe na área de engenharia, não, precisa ser um P. Eng. que possua o "CREA" canadense.

Fala sério!!!! Acho que é mais difícil validar o diploma de engenheiro do que passar pelo processo de imigração, mas vamos ser persistentes e ele conseguirá esta licença de engenheiro, tenho certeza.

A seguir cenas...

Ah, sim, estamos pretendendo chegar em Toronto em meados de Março. Mais detalhes no próximo post.