dezembro 16, 2004

Batatinha e Feijãozinho no Canada

Batatinha e Feijãozinho: futuramente conhecidos como Little Potato e Litte Bean!

Ahhhhhh, você não conhece Batatinha e Feijãozinho??? Então, vamos às apresentações:

Este é o Batatinha


Este é o Feijãozinho


Os 2 brincando juntos


Feitas as devidas apresentações, agora vamos à saga, motivo do post: como levar Batatinha e Feijãozinho para o Canada?

Eu nunca tinha tido bichinhos de estimação antes de me casar, então, nunca passei por isso antes. Mas, como não poderia deixar de ser, estes 2 gatinhos hoje fazem parte da nossa família e serão levados para o Canada.

Providências a serem tomadas:

1) Providenciar o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo, é necessário:

a) Agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais.
=> Update: não agendamos nada, bastou chegar no Ministério da Agricultura no horário de funcionamento.

b) Solicitar ao Veterinário do seu bichinho "Certificado Sanitário", ou seja, um atestado de saúde, com as seguintes informações:

- Raça;
- Nome;
- Origem do animal (informações do Pedigree se houver);
- Estado geral;
- Nome do proprietário (qualificação completa);
- Carteira de vacinação atualizada, (a vacina anti-rábica é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano), assinada pelo veterinário.
- Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório, o tipo e o número da partida.

O certificado sanitário é válido por 3 dias da data de emissão.

Com estes documentos e com o animal que será embarcado, você deve comparecer ao posto do Ministério da Agricultura que você agendou previamente, para que ele seja examinado pelo veterinário daquele departamento, que irá emitir o CZI. Com o CZI em mãos, seu animal está apto a fazer uma viagem internacional.
=> Update: não precisamos levar o animal ao posto, bastou levar as documentações.

O CZI é válido por 8 dias para o embarque, perdendo a validade após este prazo.

2) Providenciar o GTA - Guia de Trânsito Animal, para transporte em vôos domésticos.
Este documento pode ser emitido tanto pelo Ministério da Agricultura (gratuitamente) ou por médicos veterinários particulares, credenciados pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento.
Para a emissão do GTA é necessário:

- Exame do animal pelo veterinário credenciado que emitirá o documento;
- Apresentação do comprovante de vacinação anti-rábica (deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano), assinada pelo seu veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório produtor, o tipo e o número da partida.

Validade do GTA: 03 (três) dias para todo o território nacional.
=> Update: não tivemos que emitir este documento, pois o nosso trecho doméstico (RJ-SP) foi considerado uma conexão e com isso, bastou levar o CZI.

3) Verificar as condições de transporte, que variam de acordo com cada Cia aérea.
Aqui é que a coisa começa a pegar: a Varig, somente aceita transportar 1 animal de porte pequeno na cabine (sim, vai embaixo do nosso banco durante o vôo e não na mala). Já a Air Canada aceita transportar 2 animais por cabine.
O nosso vôo teria o trecho Rio - São Paulo operado pela Varig e São Paulo - Toronto operado pela Air Canada.
Estamos vendo de que forma vamos fazer para que os 2 possam ir na cabine no primeiro trecho...

O outro problema é que as dimensões de caixa para carregar o animal na cabine variam entre as cias. aéreas. Já tiramos medida de todas as caixas que existem no mercado, mas pelos padrões da Air Canada, a altura da caixa ideal para os nossos gatos ficaria acima do permitido.

Se você quiser saber mais sobre transporte de animais pela Air Canada, clique aqui. Para a Varig, clique aqui.

4) Providenciar tudo para que o animal se estresse o mínimo possível. Alguns veterinários recomendam que o bichinho seja sedado antes de viajar. Não se deve dar comida para o animal durante o vôo e as cias. aéreas não permitem que a caixinha seja aberta. Ai, ai, fico com tanto dó só de pensar...

5) Verificar o que o país de destino exige de documentação. Para saber mais sobre o Canada, clique aqui. Não existe exigência de quarentena no Canada, basicamente o país exige que se apresente uma carteira de vacinação atualizada emitida em inglês ou francês, com a comprovação da vacina anti-rábica.

E você, já teve alguma experiência assim?