dezembro 11, 2004

Festa das Luzes

Você já ouviu falar em Chanuká ou Festa das Luzes? Chanuká é uma festa comemorada pelos judeus, que tem a duração de 8 dias, de acordo com a seguinte história:

No século 2 a.C., Israel era dominada pelos sírios. Nesta época, as festas religiosas judaicas, as celebrações (como a circuncisão) e o estudo dos textos sagrados judaicos foram proibidos pelos sírios, para destruir a cultura judaica.

Então, liderados pelo sacerdote Matatias, os judeus conseguiram, embora numericamente inferiores, expulsar os sírios e recuperar sua independência. A festa comemora a recuperação do templo em Jerusalém, bem como a possibilidade de praticar novamente a religião judaica.

A primeira providência dos vitoriosos foi repurificar o templo de Jerusalém, que havia sido profanado pelos sírios. Em seguida, acenderam o grande candelabro de sete braços (Menorá), que estava no local. Diz a tradição, porém, que só havia óleo para manter o candelabro aceso por um dia. Um milagre ocorreu e o óleo durou oito dias, tempo que lhes permitiu conseguir mais.

Por isso, celebra-se a festa durante oito dias e a cada dia da celebração é acesa uma vela do candelabro, a Chanukiá. O nono braço do candelabro contém uma vela com a qual se acendem as outras oito.


Há o costume de as crianças nesta festa jogarem pião, chamado sevivon. Dependendo do lado que ficar para cima, o jogador ganha prêmios, em geral balas.

A doação aos pobres, seja de dinheiro ou alimentos, é também uma importante prática em Chanuká.

Por que estou escrevendo sobre isso? Bem, primeiro, porque estamos na época de Chanuká. Esta festa fica sempre perto do Natal, mas o dia de início muda a cada ano, porque o ano judaico é baseado no calendário lunar. Neste ano, começou no dia 7/12.

Segundo, porque sou judia e atendendo a pedidos, estarei eventualmente falando sobre algumas tradições da religião judaica.