abril 28, 2005

Pessach

Nesta época, comemora-se o Pessach, a Páscoa Judaica. Vou tentar fazer um resumo da história que originou a festividade:

O povo judeu era escravo no Egito. Nesta época, o faraó obrigou todas as mulheres judias a matarem os filhos homens que nascessem. Moisés, para ser salvo, foi colocado em uma cesta, que desceu o Rio Nilo, até chegar nas mãos da filha do faraó, que o criou.

Um dia, Moisés viu um capataz egípcio espancar um judeu. Diante de tamanha covardia, ele matou o capataz, fugiu do Egito e tornou-se um pastor de ovelhas. Algum tempo depois, recebeu uma mensagem divina de que deveria libertar o seu povo da escravidão.

Moisés e seu irmão Aaron foram ao Egito pedir a libertação do povo judeu. O faraó se recusou, ordenou que o povo judeu trabalhasse ainda mais e com isso, 10 pragas foram lançadas no Egito: águas que se transformaram em sangue; rãs; piolho; moscas; peste nos animais; úlceras; chuva de granizo; gafanhotos; escuridão; morte dos primogênitos.

Esta última praga fez o faraó libertar o povo judeu do Egito. Esta praga também dá origem ao nome Pessach. Quando a praga da morte dos primogênitos foi lançada, D's ordenou aos judeus que colocassem sangue de carneiro nas suas portas, para que pudesse passar sobre as casas judias e que somente as casas egípcias fossem afetadas. Pessach significa passar sobre, passar por cima.

O povo então foi libertado e saiu às pressas do Egito. Moisés abriu as águas do Mar Vermelho e o povo passou por dentro do mar. O faraó, entretanto, arrependeu-se de ter libertado o povo e correu atrás de Moisés com seu exército egípcio. Os egípcios não exitaram em entrar nas águas abertas, no entanto, assim que entraram, as águas se fecharam sobre eles e todos morreram afogados.

Basicamente, este é o resumo da história. Nesta época, come-se um pão especial, chamado Matzá, que não tem fermento, pois como os judeus saíram apressados do Egito, não deu tempo suficiente para o pão fermentar, mas foi este pão que os alimentou enquanto estavam no deserto. E aí, alguém já experimentou comer Matzá?

Feliz Pessach para todos!