junho 04, 2005

Co-op

Vou contar um pouquinho sobre o co-op que estamos fazendo. Como funciona? O co-op é uma organização financiada pelo governo para colocar dentro do mercado de trabalho os imigrantes considerados qualificados (skilled workers) que estão chegando no Canada.

Começamos as nossas aulas na semana passada, nossa turma tem 31 pessoas, sendo que a grande maioria composta de chineses e indianos. Para entrar no co-op, todos passaram por uma prova escrita e de compreensão oral em inglês e uma entrevista. Pagamos uma taxa simbólica de adesão de CND$ 15,00 por pessoa, pois como falei, o curso é financiado pelo governo canadense.

A escola em que estamos tendo aulas chama-se Peel Adult Learning Center. As aulas são dadas de 8:30 às 15:30hs e duram 2 meses. O que aprendemos durante estes 2 meses? Como escrever um currículo de efeito, como se comportar em entrevistas, como pesquisar o mercado canadense, como falar no telefone, como fazer cold calls, etc. Aprendemos também um pouco da geografia e história canadense e da liguagem local (expressões, gírias, etc).

O curso está sendo bem interessante. Eles são bem rígidos em termos de faltas. Se você faltar 3 dias ou mais, está fora do curso. E também ficam de olho nos atrasos. E estão sempre nos passando uma série de atividades para fazermos em casa, por isso tenho andado um pouco ausente.

Mas o curso vale a pena, pois além de aprendermos bem mais sobre o mercado canadense durante os 2 primeiros meses, o curso nos colocará em um estágio não remunerado em uma empresa na nossa área durante 3 meses. Mas, para entrar no estágio, a empresa precisa se interessar pelos nossos CV e precisaremos passar por uma entrevista. Se depois dos 3 meses de estágio a empresa gostar da gente e tiver espaço para contratações, poderá nos contratar. Mas, se não contratar, pelo menos conseguiremos a experiência canadense e uma carta de recomendação do curso, o que é muito importante por aqui.

Ah, sim, recebi hoje um cartão da Ninne, contando que hoje é "Hug cat day", ou seja, dia de abraçar o seu gato. Já abracei bastante os meus, como faço todos os dias. E você, o que está esperando? Vai abraçar o seu bichinho também! Vale gato, cachorro, papagaio, periquito, porquinho-da-índia e até tartaruga. Basta fazer parte do reino animal.

E pra vocês, Batatinha e Feijãozinho: